top of page
Eu Sou

A DOR É UM ANJO




"A dor nos faculta a energia divina, que esquecemos de acumular pelas virtudes." – Miramez


“A dor é verdadeiramente um anjo, mas que nos aparece vestido de capa negra. Ela é a dinamite que esmigalha as pedras, para serem mais úteis à comunidade; é o recurso do progresso, quando alguém esmorece no avançar. Mas, quem gosta da dor? Ninguém, a não ser o grande místico, que retira dela a força que educa os seus meios de trabalhar pela coletividade. Quem não gosta de ter ao lado, nos afazeres da vida, um instrutor?


Pois ela, a dor, representa um guia seguro, desde quando percebemos a sua lição no silêncio que lhe é peculiar. Tirar a dor da humanidade, de uma vez, é deixá-la sem proteção espiritual. A dor se manifesta em variadas modalidades, em todos os reinos da natureza. A pedra sofre reações interatômicas ao ser retirada do agregado que lhe serve de ninho. O vegetal se contorce nas suas fibras mais íntimas, ao ser arrancado ou decepado pelas mãos que o progresso toma como instrumento. O animal geme e é tomado de pavor, diante dos que o perseguem e requerem seu concurso como alimentação. E o homem lamenta, chora e, por vezes, se revolta, quando a dor bate em sua porta, levando uma mensagem de renovação dos sentimentos.

Deus, como benfeitor universal, enviou os recursos para todos os reinos da vida, pelas mãos luminosas do Cristo: o Evangelho, que se vivido pelas criaturas, refletirá sua luz em toda criação. Quando o discípulo está pronto, aparece o mestre interno, em forma de conscientização da vida espiritual, e aí começamos a encontrar nos preceitos de Jesus, as leis que regulam a vida, dando harmonia a todos. Por enquanto, todos nós tratamos dos efeitos dos distúrbios mentais e físicos e nos esquecemos das causas que os geraram no turbilhão do tempo.


Mesmo que a dor venha como processo de evolução, se aprendermos a andar com ela, ouvindo os seus ensinamentos do fundo da consciência, ela se toma amiga, e quase não sentimos a sua disciplina, pela facilidade de aprendizado. O amor é o princípio e o meio que proporciona maior possibilidade de enfrentarmos os sofrimentos e vencê-los. O dever cumprido nos modela o ser para que possamos dar os primeiros passos no reino da felicidade.


Muitos encarnados que sofrem e aos quais os meios humanos não garantem a saúde, se desesperam e pensam em por termo à vida física. Alguns o fazem, como se isso fosse o caminho para a liberdade. Como se engana essa gente! A dor, meus irmãos, alcança muitas dimensões da vida, atingindo até os Espíritos do bem, buscando-os na intimidade dos seus centros emotivos, para que o amor frutifique em seu coração espiritual com exuberância.


Também o sexo nos acompanha, sem que o túmulo sirva de barreira para a sua expansão. Ele passa a agir em outra faixa de sentimentos, mas, ainda é a força poderosa que move mundos e sóis, homens, Espíritos e coisas. O sofrimento da coletividade tem a sagrada missão de despertar todos os seres que não escutaram os apelos do amor, nem o convite da caridade. Agora, o cerco apertou. Antes, a dor falava por parábolas de difícil entendimento; entretanto, com a chegada dos tempos, ela vai falar abertamente todas as verdades que a nossa evolução comportar, dia e noite, noite e dia, porque o Senhor nos chama pela voz do progresso.

Nós afirmamos que nos umbrais que pertencem à Terra, os sofrimentos são maiores, bem maiores do que juntando todos os sofrimentos da matéria e multiplicando-os centenas de vezes, por serem, essas regiões, o mundo da realidade. O que pensamos e vivemos é o que somos. A carne constitui uma proteção, como esponja, aliviando a mente e abrandando os impulsos inferiores. Uma reencarnação é bênção de Deus, não se deve esquecer esta verdade. Estamos falando da necessidade da dor e, se tivéssemos espaço suficiente, poderíamos discorrer muito mais sobre ela e que tanto benefício traz para a humanidade. Se não fosse o aviso desse anjo mensageiro, como poderíamos cuidar da saúde?


Quando as colméias celulares começam a desagregar-se em determinado órgão do corpo físico, a dor se manifesta como aviso inteligente, para que cuidemos de colocar em ordem o reino das pequenas vidas. A dor é, por assim dizer, um socorro, é a mais hábil vigilante do agregado fisiológico. Ela grita pela renovação dos tecidos, e até mesmo o inconsciente a socorre, enviando os seus recursos em forma de sugestões para o consciente, ou a comanda diretamente, por processos que escapam ao raciocínio humano. Inúmeras vezes, dentre os seres carnais, criaturas adoecem e se curam, sem que tomem remédios para isso. O organismo tem esta grande capacidade de auto renovar-se pelos processos da respiração, da água e da alimentação, no comando de agentes secretos altamente dotados de renovação orgânica. São, por enquanto, segredos da fisiologia muito ligada às sensibilidades espirituais.


A mente, seja consciente ou inconsciente, é um segredo da vida, no seio das vidas que se agregam em torno dela. Se quiseres fazer uma experiência, podes começar hoje mesmo, caso estejas necessitado. Conversa com o teu corpo, mormente com as partes assomadas pela enfermidade. As células são altamente obedientes ao comando central, bem como a outras divisões, uma das quais é o inconsciente. Os dois, em trabalho, proporcionarão milagres ao mundo físico. É bom que se compreenda que não estamos aqui incentivando as pessoas a procurarem a dor, nem tampouco a miséria humana.


Nós estamos estudando e proporcionando ensejo aos homens de boa vontade, para que juntos possamos compreender melhor as leis naturais, que sustentam toda a criação, porque elas, descobertas e respeitadas, são um indício de que já pisamos no caminho da felicidade. A dor se manifesta no mundo onde existe a ignorância, e a coletividade paga por essa ignorância em conjunto.”


Fonte: Livro "Iniciação - Viagem Astral" de João Nunes Maia, espírito Lancellin


EU SOU

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SEU CHAMADO

Opmerkingen


bottom of page